segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Porta a porta


Tenho acompanhado os vizinhos afectados pela má localização da Enermontijo na recolha de assinaturas. E tem sido uma experiência extraordinária. Tenho conhecido pessoas maravilhosas.

Já o escrevi, volto a escrevê-lo, quantas vezes forem necessários. A localização da Enermontijo é uma vergonha. Só era admissível num quadro de conhecimento muito próximo da idade das trevas. A Senhora Presidente da Câmara deu uma entrevista em que disse que a estratégia perante a proximidade do aeroporto era planear, planear, planear. Está à vista o planeamento.

Não acredito, não quero pensar que seja assim, que tenham sido os empresários a eleger o local. Ou, dito por outras palavras, que tenham elegido o local por sua iniciativa. Alguém lhes indicou o local. E certamente alguém lhes deu as garantias que aquele era o local indicado.

Existe para já um dado inquestionável. O governo responsabilizou a Câmara Municipal pela sua localização. Acrescento, pela sua má localização.

E qual terá sido o papel que desempenhou o Executivo da Junta de Freguesia? Foram os últimos a saber? Não acredito. É o mais relevante investimento privado em Pegões. E desconheciam o investimento, as suas consequências, a sua localização? Se foi assim é grave. E que fizeram? Encolheram os ombros. Foram solidários com metade da localidade de Pegões? Não. Recolheram-se no silêncio. E quando assim é você acha que merecem a sua confiança política? Claro que não.

Quando você vota, deposita nos seus representantes a sua confiança política. Sabe que eles o representam. Sabe que, se forem solicitados, os seus representantes lhe dirão algo. E foi isso que fiz. Solicitei esclarecimentos ao Governo. Acompanhei os vizinhos numa deslocação porta-a-porta. Os próximos Senhores Deputados devem continuar a interessar-se por este caso.

Não está em causa o investimento. Nem agora encerrar a fábrica. Mas todos temos o direito ao descanso. À qualidade do ar. A vender a excelência dos alimentos que se produzem. E não é isso que está acontecer num raio relevante da unidade industrial.

12 comentários:

  1. Absolutamente lamentável o Vosso jornal de campanha com noticias que ultrapassam o ridículo, sei que pensam que o povo é analfabeto, mas não exagerem...

    ResponderEliminar
  2. Exmo. Senhor

    Carlos Silva

    Agradeço-lhe o seu comentário. Não sei a que notícia se refere. Da minha parte mantenho o que penso sobre a localização da Enermontijo. Estou, porém, sempre disponível para mudar de opinião.

    Considero a localização da Enermontijo um erro de palmatória em matéria de ordenamento do território. E creio que esta opinião é partilhada pela generalidade dos cidadãos. É, no entanto, uma indústria estratégica para o país, para a região e para a floresta. Deveriam ter-se estudado todos os locais alternativos.

    Quando me solicitaram a minha intervenção parlamentar já a fábrica estava construída e em laboração. Confesso-lhe que fiquei profundamente incomodado com a situação de algumas pessoas, nomeadamente da Senhora Simões e das suas netas. A unidade industrial tem de respeitar o direito ao silêncio e ao repouso de todos. E creio que as alterações que está a efectuar são nesse sentido. E a minha intervenção parlamentar pode ter sido determinante.

    Existem formas de estar na vida. Estarei sempre ao lado e com os mais frágeis da sociedade. Os idosos, as crianças e os doentes.

    Com elevada estima e consideração,
    Luís Carloto Marques

    ResponderEliminar
  3. Vou então ser mais claro, a notícia a que me refiro é a da primeira página de um jornal ao serviço da sua candidatura (estranho não ter percebido).Quanto à fábrica, no mínimo estranho que esse seja o seu único cavalo de batalha. Em matéria de solidariedade com jovens e idosos penso que não deve conhecer a realidade de Pegões, o que também é compreensível. Pessoas de bem, não se associam a notícias como aquela a que me referi e que o Sr. resolveu ignorar. As gentes de Pegões não estão habituadas a esse tipo de atitudes, talvez em outros patamares os Srs. estejam habituados a esses golpes, por cá faz-se em bem da terra, não para protagonismos políticos e protecção de cargos. Se o único erro que o Sr. aponta ao ultimo executivo, é a localização de uma fábrica, onde a junta nada pode fazer porque não é órgão decisor de tal matéria, então devo considerar que o Sr. é um apoiante do actual executivo. Nós por cá gostamos de respeito, e o caminho da mentira barata não é certamente apreciado.

    ResponderEliminar
  4. Exmo. Senhor Carlos Silva

    Só comento as notícias do nosso blogue e aquelas de que sou autor. E volto a reafirmar que a localização da Enermontijo é um erro de palmatória. A responsabilidade é da C.M. Montijo. A Junta de Freguesia de Pegões tem responsabilidade política. Ou será que desconhece que o Senhor Presidente da Junta de Freguesia é um incondicional apoiante da ferverosa socialista Maria Amélia Antunes? E não afirmem que desconhecia o projecto. É pior a emenda do que o soneto. Agora tenta-se remendar o erro. Veremos se a tecnologia disponível permite de alguma forma remediar quem a colocou no sítio errado.

    Não comento a notícia (?) a que se refere, da mesma forma que não comento as mentiras que são divulgadas com autor, de café em café, para depois se enunciar que é o povo. E considero que o teor da notícia(?) do jornal se adapta mais ao interesse da candidatura onde é mandatário. Parte do seu texto, não todo refira-se, também não me merece qualquer comentário.

    Com elevada estima e consideração
    Luís Carloto Marques

    ResponderEliminar
  5. Se não comenta a noticia a que me refiro-o, devia fazê-lo, é o mínimo que se lhe exige, ao não fazê-lo, só mostra mais uma vez que não percebe de todo a nossa população.
    Quanto ao fervoroso adepto da Socialista Amélia Antunes a que o SR. se refere, foi uma das pessoas que mais fez pelo PSD em Pegões, para depois ser corrido pela sua superior Sra. Lucília Ferra, com medo que os tachos não chegassem para todos, quanto a mentiras de autor de café em café, sinceramente não sei a que se refere, mas gostava que me esclarecesse, se há coisa que não faço é esconder-me atrás do anonimato, como pode comprovar no seu Blog (há quem não o faça). Ao contrário de V.Exa, não sou político, não vivo da política e não tenho nenhum interesse nela, apenas me interessa a verdade e a honestidade das pessoas. Nada tenho de pessoal contra si, apenas me enoja determinadas jogadas, não sei se é responsável por elas ou não, mas se não é deve demarcar-se, por aqui não estamos habituados ao vale tudo, somos de brandos costumes.

    ResponderEliminar
  6. Exmo. Senhor Carlos Silva

    Volto a reafirmar. A localização da Enermontijo é um erro em matéria de ordenamento do território. Soube hoje que a Junta de Freguesia tem agora uma opinião semelhante e concorda que as alterações que foram introduzidas ainda não são suficientes. Eu tenho uma opinião idêntica. Os vizinhos afectados, e agora também a Junta de Freguesia, devem continuar a esforçar-se para que os impactos sejam diminuídos. E desculpe-me a minha persistência. Eu coloco-me sempre no lugar das pessoas mais afectadas. É que era possível ter encontrado diversos locais alternativos.

    O Senhor quer que eu comente a notícia (?). Quer que me demarque. Imagina até, pasme-se, que pela calada da noite, terei sido um dos autores ocultos. Que terá tudo sido adequadamente combinado.

    Não sou autor da notícia (?), não sou director do Jornal, li por alto a informação (?), repito, por alto. Soube, talvez até depois do Senhor da notícia (?) a que se refere.

    É evidente que me demarco. Tinha por acaso alguma dúvida disso? Considero até que a notícia (?) prejudica a nossa candidatura e favorece a sua. Estou perfeitamente convicto disso.

    Para comentar detalhadamente a notícia (?), teria de ser comentador. Não sou. Coordeno uma candidatura a uma Junta de Freguesia. E a candidatura demarca-se obviamente da notícia (?). Os meios que a associação visada tenha para prosseguir a sua missão são sempre escassos. Está esclarecido?

    Não é o Senhor o autor das noticias. Tenho a maior consideração pelo Senhor mas confesso que algumas partes dos seus textos me surpreendem. Não todos refira-se.

    Cidadãos indignados dirigem-se a mim ou abordam-me para me relatar as "notícias". Essas também não merecem qualquer comentário. Não as reproduzo e muito menos peço que as comente. Lamento profundamente que assim seja. Os patamares da nossa candidatura são outros. Se fosse para isso, para comentar barbaridades, ou a notícia (?) a que se refere, a nossa candidatura não existia.

    Ela não se move contra alguém. Nem pretende reeditar essas divergências a que se refere. Está inserida num quadro político alternativo. Creio que a região onde resido, de onde o Senhor é natural, o merece. Não acredito no quadro politico vigente, quer governamental quer concelhio.

    Com enorme estima e consideração,
    Luís Carloto Marques

    ResponderEliminar
  7. Sr.Luis Carloto,penso que estes comentários do meu amigo Carlos SIlva,em muito ajudaram.
    pois pelo menos deu para ver que o Senhor concorda que tal jornal é fraco e pouco sério,o qual nem devia existir,não se pode ofender as pessoas de tal forma,fico triste que possa valer tudo na politica. pegões fica grato pela sua canditatura se fôr para ajudar a população nos seus problemas,como acho que o actual presidente de junta o tem feito.quanto a frábica concordo com o senhor,mas agora há que minimizar os problemas,sei que tudo tá a ser feito para se resolver o que tiver a causar danos as pessoas.Humberto Quendera

    ResponderEliminar
  8. Exmo. Senhor

    Humberto Quendera

    Esta candidatura enquadra-se num projecto politico alternativo para a freguesia e para o concelho.

    Como sabe o concelho do Montijo tem esta particularidade administrativa de estar dividido em duas áreas geográficas distintas.

    Esta candidatura é uma surpresa para muitos. É uma oportunidade para todos.

    Vamos todos, ainda que com algum esforço, contribuir para mudar o rumo de Pegões e da região onde está inserida.

    Já pensou como gostaria de ver a região onde reside daqui a vinte anos?

    Com enorme estima e consideração,

    Luís Carloto Marques

    ResponderEliminar
  9. Já que o Sr. Deputado está tão interessado e empenhado a tentar encerrar a fábrica EnerMontijo, que veio criar postos de trabalho a jovens da nossa Terra que estavam no desemprego, porque não fala da Pecuária que existe na Rua dos Marmeleiros, e que essa sim está a prejudicar a população em redor. Será que o mau cheiro insuportável, faz bem à saúde de quem vive em redor? Será que desconhece esta situação? Então não conhece a nossa freguesia como devia! O que é que tem feito para melhorar o bem estar destas pessoas? Só lhe interessa a EnerMontijo e atacar o actual executivo da junta, fazendo campanha política SUJA? Porque é que só a um mês das eleições está tão preocupado, se a fábrica já lá está há tanto tempo. Realmente vocês políticos são todos iguais. Só querem é cargos e tachinhos, prometem, promentem e quando sobem ao poder acomodam-se e vêem o comboio passar ficando alheios a tudo e todos. Seja honesto, não é fazendo lavagem cerebral às pessoas que chega lá. Aqui em Pegões ninguém o conhece, nunca conversou com a população a não ser agora em vésperas de eleições.
    A nossa Freguesia tem Futuro sim, mas não com uma pessoa desconhecida à frente... duvido. Nem conhece bem os seus problemas, nunca fez nada por ela...
    Não faça mais jogo sujo que ninguém gosta disso...

    ResponderEliminar
  10. Corrigindo o erro do penúltimo parágrafo e pedindo desculpas, o DUVIDO é referente ao facto de eu duvidar que Pegões tenha futuro com uma pessoa desconhecida à frente do executivo.
    Agradeço que compreendam o erro.

    ResponderEliminar
  11. Exmo. Senhor

    Caminha

    Não vou comentar parte do seu texto. Não é meu hábito.

    Recebi diveras queixas sobre Enermontijo, multiplas até. Tentei perceber o que passava. E confesso-lhe que fiquei incomodado. O Senhor Presidente da Junta de Freguesia não tem responsabilidades admistrativas na localização da Enermontijo. É óbvio. Elas são da Câmara Municipal do Montijo. Não são do Governo como se queria dizer.

    As responsabilidades do Senhor Presidente da Junta de Freguesia são outras. São políticas. Este processo deveria ter sido amplamente participado. Não o foi. E confesso-lhe que deveria ter-se reuniado com todos os cidadãos incomodados. Asseguraram-me que não o efectuou.

    Sobre a sunicultura, se sente incomodado, deve participar esse facto a quem de direito. As autoridades, à C.M.Montijo se entender, e aos futuros Senhores Deputados.
    Nesse caso o Senhor exerce o direito de petição. Efectuei algumas perguntas sobre suniculturas de cidadãos que se sentiam incomodados.

    Elabora um texto, recolhe as assinaturas e remete-as ao Parlamento que o documento será analisado. Não poderá ser é anónimo.

    O grau de conhecimento das pessoas é sempre muito relativo. Acredite no que lhe digo. Sou conhecido de uns, desconhecidos de outros.

    Já reparou no mapa do concelho do Montijo. Certamente. Já se apercebeu então porque é que a região, de onde é natural, mas onde eu resido.

    Já percebeu então quem lhe retirou uma parte do seu futuro. Pergunto-lhe como é que uma região, com quatros estradas nacionais, acesso à ferróvia, a um nó de auto-estrada, está com grandes dificuldades. Basta olhar para o seu redor.

    Se pensar um pouco irá perceber.

    O Senhor dia 11 poderá escolher. São três as candiaturas. E acredite que são todas muito diferentes. E temos compromissos sobre a Enermontijo. Cremos soluções justas para todos.

    Eu estou disponível sempre, como membro da assembleia de freguesia, ou como presidente do executivo,para servir a região onde resido. Não fiz nada por ela? De facto nunca fui presidente de Junta, membro da Assembleia Municipal, vereador ou presidente da autarquia. Fui fundador só de uma simples associação de pais e encarregados de educação.

    A decisão é também sua. Sobre a Enermontijo cremos soluções justas para todos. Repito para todos.

    Sobre o jogo....dipenso-me de a comentar...mas acredite que ele tem outra origem. Temos um programa, objectivos claros. E acredite que era mais fácil estar numa outra candidatura, numa cidade grande, com grandes projectos...

    Estou disponível para trabalhar por esta região, como membro da assembleia, ou como presidente do executivo.

    Tachos e tachinhos...como sabe um ordenado de 257 euros não cativa ninguém. Esse será um grande problema de futuro nas juntas de freguesia. Os melhores desistem. como é óbvio.

    Penso que todos, com determinação, com vontade podemos fazer desta região uma zona de excelência. Com erros como a Enermontijo é que não..

    Peço-lhe que lei com atenção tudo o se escreve.

    Com elevada estima e consideração

    Luís Carloto Marques

    ResponderEliminar
  12. Sr caminha,
    por acaso sabe deste quando a enermontijo está em Pegões ???
    Bem me parecia !!!
    E conhece algum jovem funcionario dessa fabrica que estivesse antes no desemprego ???
    Ah, estava só a mandar papaias !!!
    Ok, tá desculpado.

    ResponderEliminar