quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Nadar


Nenhuma criança ou jovem que estude e resida em Pegões, assim como nas freguesias limítrofes, tem acesso a aulas regulares de natação. Todos sabemos, a natação é uma das actividades que mais contribui para o desenvolvimento harmonioso do nosso corpo.

A natação de uma forma regular apenas está disponível para os pais ou encarregados de educação que têm disponibilidade e interesse em levar os filhos às piscinas municipais de Vendas Novas.

A C.M. Montijo parece que desconhece a situação e em resposta a uma pergunta parlamentar enumera o número de entradas nas piscinas no Verão em Pegões-Gare. Ainda que esse equipamento esteja disponível para a população, é um facto, durante o Verão, não nos podemos esquecer que ele não substitui o direito que todos as crianças e jovens têm de ter direito a aulas de natação.

Propomos que a C.M. Montijo efectue um acordo com a C.M. Vendas Novas e o seu complexo de piscinas esteja disponível para as aulas regulares de natação destinadas aos jovens e crianças, estendendo também esse direito a todos os interessados no período nocturno.

Isto, porém, é numa fase intermédia. Para solucionar o problema e considerando a grande distância a que estamos da cidade do Montijo, solicitaremos que a C.M. Montijo edifique na nossa região um complexo de piscinas municipais. Defendemos que, considerando a centralidade de Pegões e a proximidade da Escola EB23, que o mesmo seja construído em Pegões.

1 comentário:

  1. Luís

    Para além de saudar esta iniciativa, posso acrescentar que, para além de constituir um saudável exercício físico, a natação pode salvar vidas. Todos os verões temos inúmeras notícias de jovens e adultos que morrem afogados em rios e barragens por não saberem nadar. O acesso fácil a este tipo de infra-estruturas certamente irá contribuir para reduzir o número dessas fatalidades.

    Importa também recordar as virtudes da natação e da hidroginástica para a população sénior, na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e musculares, para além da redução da obesidade. Mas sobretudo estimula o convívio e o prazer em viver como alternativa ao isolamento a que ficam votados muitos dos nossos velhotes nas zonas rurais.

    João

    ResponderEliminar