Um cidadão residente em Pegões resolveu entrar no mundo da blogosfera através de um blogue que dedica à freguesia: o Pegões blog.
Elegeu o anonimato, ainda que este seja sempre muito relativo, porque é sempre possível saber o computador, ou melhor a ligação, de onde edita os seus textos. Editou dois textos curiosos. Considero que são certeiros. A análise à festa anual tem merecido alguns comentários, mas é justo mencionar que esta deu um grande salto quando comparada com anos anteriores.
Existem comentários, alguns inflamados, de alguns visitantes da nossa candidatura. Os seus textos diagnosticam uma realidade. As potencialidades e também as lacunas. Como creio que o blogue não irá terminar, chegará a altura de os seus textos - muito bem redigidos, diga-se - apontarem para as soluções.
Espero que o cidadão, ou cidadã, que elege o anonimato para não ser vítima de mau olhado continue a sua tarefa de comunicar. E não se deixe intimidar nem impressionar pelos comentários.
A nossa candidatura identifica as potencialidades, as lacunas e aponta as soluções. Ou seja, o caminho, ou os caminhos. Somos tudo menos cidadãos anónimos. Recebemos, é certo, comentários de anónimos. Espero que o blogue sobre Pegões também nos critique e nos elogie. E que aponte os caminhos a trilhar. Temos de vencer muitos desafios.
Estamos, é certo, melhor que Foros do Trapo, pela particularidade de estarmos mais próximos de Vendas Novas. Ou seja, esta proximidade aumenta as nossas oportunidades. Foros do Trapo estão mais próximos do Montijo, mas isso pouco ou nada lhes serve.
A nossa candidatura tem esta particularidade. Olhos nos olhos dizemos-lhe que temos condições para gerir melhor a freguesia, mas não nos esquecemos da região onde estamos inseridos. E se pensarmos assim, isto, um dia, talvez esteja próximo, poderá ser muito diferente.
Luis confesso que não percebi bem a tua posição relativamente a este "critico" pois ao considerares "Editou dois textos curiosos. Considero que são certeiros." pareceu-me que estás de acordo com o que lá se escreve e com o qual eu também estou,só relativamente á localização de Pégões. Quanto ao resto é uma enxorrada de disparates, que são ditos não com o objectivo de despertar as sensibilidades,mas sim a maledicência.
ResponderEliminarÉ uma enorme falta de respeito por:
-Comissão de festas de Pégões e pelos jovens que durante 3 meses prepararam e realizaram as festas com o sucesso reconhecido por todos (ops!menos um)
-Sociedade Recreativa de Pégões que há 10 anos a esta parte têm proporcionado futebol a todas as crianças da nossa região que o querem praticar.De realçar e louvar o empenho , dedicação,tempo (são dez anos) e dinheiro dispendido pelo António Augusto e o Piranha em prol das nossas crianças.
-Associação Educar e Crescer que organizou vários eventos culturais nomeadamente o festival da canção para crianças e a enorme festa de encerramento do ano lectivo, este ano com o tema "o cavalo".Um evento extraordinário que o povo e as pessoas que reclamam cultura não compareceram (não sabem o que perderam)
-Grupo Desportivo de Pegões que realizou de forma continuada:Bailes,variedades,futebol sénior,torneios de cartas,passeios pedestres e acima de tudo têm uma colectividade sempre de portas abertas ás instituições e ás pessoas que a reclamem.
-Junta de Freguesia de Pégões que apoia todas estas actividades e que sem o seu apoio seria mais dificil concretiza-las .
Por tudo isto,ao contrário de ti eu não me posso regozijar por aparecer um "critico" qualquer a dizer uma mão cheia de disparates.
Um abraço
Paulo Rosa
P.S. Era desnecessário os Foros do trapo
29 de Setembro de 2009 15:26
Caro Paulo,
ResponderEliminarConsidero que é "certeiro" na análise das oportunidades e na centralidade das comunicações viárias e ferroviárias.
É despropositado quando critica as festas anuais porque as deve comparar com as que existiam.Deram um salto gigantesco. Sobre as colectividades obviamente que é sempre excessivo na análise porque elas são sempre fruto do trabalho de pessoas voluntárias.Só lhe compete participar.
Sobre a estratégia da Junta de Feguesia óbviamente tenho uma análise diferente da tua. O executivo age muito por impulso e sem estratégia. E temos o exemplo flagrante da gestão do voto na Assembleia Municipal.
E se podemos eventualmente vislumbrar um futuro promissor devemo-lo a Marques Mendes(bem lhe podemos fazer uma homenagem) ao denunciar exaustivamente o erro ds Ota.O aeroporto em Canha nasce por acréscimo.
Tudo indica que o ónus do aeroporto irá para Pegões e a sua região e o doce para os concelhos ribeirinhos.
O exemplo de Foros do Trapo(que considero ser uma dos exemplos mais flagrantes de abandono) mas que poderia ser de outra localidade, nasce a partir do comentário das "piscinas". Foros do Trapo está mais próximo do Montijo mas não lhe aumenta as oportunidades. É um facto. As nossas oportunidades nascem da proximidade de Vendas Novas e penso que devemos ter uma cooperação estratégica com este concelho. Montijo como sabes não pensa assim. O que seria de nós sem Vendas Novas.
Estou curioso em ler os próximos textos do crítico. Ou será que sentiu desmotivado?
Mais tarde, ou mais cedo ele terá que analisar o mapa administrativo do concelho. E gostava de saber a opinião dele. E de saber se não pensa que as responsabilidades de não sabermos aumentar as oportunidades é do mapa, ou da localização da sede do concelho. Se a mesma fosse em Santo Isidro, ou em Foros do Trapo tudo seria diferente.
Espero para ver e ler o critico.
Luís Carloto Marques
Boa tarde Sr. Luís
ResponderEliminarA sua opinião sobre dito critico esta em parte certa e também concordo consigo e com ele, mas na parte que toca as festas anuais de S. João, discordo plenamente.
E agora explico o porque:
1 O Sr. nem o crítico sabem o trabalho que deu organizar as festas, pois este grupo de jovens começaram com as festas do zero, e em 3 anos pusemos Pegões na ribalta das festas novamente sendo para muitos as melhores festas do concelho do Montijo, superando em muito as festas de canha.
2 Os jovens deram dias férias, horas de trabalho em prol da comunidade deviam era de receber louvores e não criticas, ao estar do lado do crítico não vejo nenhum jovem a votar em si.
3 Durante este 3 anos que pertenci a comissão, vi um apoio incondicional por parte do Sr. presidente de junta, pois se não fosse ele, em algumas partes, as festas não teriam corrido tão bem.
Não sei quantas pessoas tiveram em Pegões neste último ano mas 99,9% das pessoas que estiveram presentes gostaram de certeza.
Desejo lhe felicidades e boa sorte para a sua campanha
Caro Sérgio,
ResponderEliminarObviamente que só o posso felicitar a si, e a todos, que organizaram as festas anuais. Como já o referi elas deram um grande salto qualitativo.
Como membro da Associação de Pais deu o meu singelo contributo na organização das festas da Associação de Pais, que como perceberá tem outros objectivos e englobam toda a comunidade escolar das três freguesias.
Obviamente que o meu singelo esforço não se poderá com aquele que você, e os seus colegas dispenderam. Garanto-lhe porém que as festas da associação de pais deram também imenso trabalho a muitos dirigentes.
Parece-me óbvio que qualquer das três candidaturas deverá sempre apoiar as festas anuais que são um excelente meio de promover uma região.
Agradeço-lhe o seu sincero desejo de uma boa campanha. Tudo faremos para ela seja elevada e sempre a pensar nos objectivos finais, que são de promover uma região singular que apesar de bafejada pelas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias está quase
abandonada pelo Montijo.
Não me conformo a esta geografia administrativa e política que se traduz na quase ausência de oportunidades para todos, com particularidade incidência nos mais jovens.
Espero que o "critico" escreva, porque gostava de saber mais, de conhecer mais, de perceber o que o fez fundar um blogue.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Carloto Marques
Boa noite Luís,
ResponderEliminarComeço por expressar a minha opinião em relação ao seu último parágrafo. O que fez o crítico fundar um blog, foi o desejo de algum protagonismo (até já colocou um contador de visitas) e espicaçar a comissão de festas, não vejo como a comissão seja digna de tal protagonismo, sendo ela uma organização tipo AA. O que leva um jovem tão interessado na nossa região dispensar do seu precioso tempo a falar das festas? Eu digo-lhe, esse jovem ou é ignorante, ou não conhece a nossa terra. Primeiro, não há nada nas aldeias à nossa volta que nós não tenhamos, se Pegões tem pouco, o pouco que tem, é mais do que as outras aldeias têm, se quisermos comparar com Vendas Novas é como comparar um Ferrari com um Mini, Vendas Novas é sede de concelho e nós uma simples aldeia, que tem menos anos de freguesia que Vendas Novas de concelho. Quanto à falta de manifestações de culturais nas festas, lembro que das mesmas fazem parte as mais simbólicas demonstrações da cultura portuguesa como, fado, folclore, música popular, artesanato, gastronomia e aquela que para mim é a parte mais importante, o convívio de famílias e amigos, que hoje elegem esta data como uma das datas mais importantes para se reunirem, talvez isso passe ao lado do crítico, pois isso só interessa a quem está de bem com a vida. O crítico também deixa no seu Blog alguns Links de artistas da terra, pois saiba o crítico, que quase todos eles passaram nas festas nos últimos três anos. O "crítico" nada mais é que uma pessoa mal informada e precipitada, pois se não o fosse, no mínimo investigava o que se tem passado na nossa terra no ultimos anos e evitava passar por ignorante e por muito alheio ao que se passa por cá. Quanto a centralidade de que ele fala (e bem), penso que foi buscar essa ideia ao seu blog, pois apesar de ser uma ideia evidente, muito sinceramente não me parece ele (a) tenha inteligência para chegar lá.
Apesar das nossas divergências em algumas matérias, não deixo de ficar surpreendido por ainda acreditar que algo de acertado pode vir de tal pessoa.
Boa noite Carlos,
ResponderEliminarNão sei se é um jovem ou uma jovem. Poderá ser uma pessoa mais madura, ou até um pessoa mais idosa.
Estou curioso para conhecer outros textos.
Eu compreendo-o muito bem na reacção às críticas que foi alvo, com os seus colegas.
Qualquer inicitiva em prol da comunidade requer um esforço imenso.
Depois chegam os comentários,inúmeras vezes injustos a relembrar os jogadores de bancada, com as suas fartas barrigas, a comentar o jogo, o passe, o falhanço...
Cá espero para ver o que o crítico irá escrever.
Com estima e consideração,
Luís Carloto Marques
olá boa noite,Sr Luis espero que depois da campanha apareça mais vezes talvez até numa comissão de festas!apesar de apoiar o actual presidente pelo seu trabalho,não vou deixar de o apoiar a si em todas as iniciativas em prol da população,porque sempre o fiz sem retorno, mas com muito gozo pessoal.faz me bem, ver tanta gente feliz pelos menos pelas festas, esquecem tantas e tantas dificuldades do dia á dia.espero também que esse critico escreva o que fez pela terra.espero que luta pela terra seja feita todos os dias,não só agora mas sempre eu esterei ão lado de todos os que o façam sem pedir nada em troca,o resto de uma boa campanha.um abraço
ResponderEliminar